Menos conhecido do que o seguro de carro, o seguro de moto também existe. E é igualmente necessário.
Quem transita pelas ruas de moto sabe que os riscos são altos, seja de roubo ou de acidentes. É por isso que o investimento no veículo de duas rodas também merece atenção e cuidado.
O seguro de moto é tão importante quanto um seguro de carro
Quando se fala em seguro de veículo, todo mundo pensa em automóveis de grande porte. No entanto, o seguro de moto funciona quase que da mesma forma. Você contrata uma apólice com cobertura para sinistros com seu bem. É possível fazer simulação do seguro ou cotação online para compreender quanto custa o serviço, mas tende a ser mais barato do que com os veículos de quatro rodas.
Isso acontece porque as possibilidades geralmente são menores. Como a moto costuma ter um custo mais baixo por si só, é possível encontrar seguro bom e barato sem problemas.
Dentre os benefícios do seguro de moto, é preciso considerar suas categorias. Existem duas básicas, mais contratadas, mas que também podem contar com adicionais personalizados. São elas:
Compreensivo: mais amplo, protege contra roubos, furtos, colisões, incêndios, entre outros. Costuma cobrir danos de até 100% do valor total da moto, com pagamento de franquia por parte do segurado. Opcional: incluir seguro de vida, despesas médico hospitalares por acidente e invalidez parcial ou total;
Cobertura de Roubo/Furto com opcional de PT: sem cobertura para batidas, apenas em caso de Perda Total do veículo e roubo ou furto do veículo quando ele não é localizado. Não exige pagamento de franquia para indenizar, porém parcelas em aberto são descontadas da indenização.
Geralmente é mais reduzida e tem valores menores, e boa aceitação de motos nacionais ou importadas.
Mesmo sendo pouco requisitado em relação ao seguro de veículos, o seguro de moto é essencial para circular nas ruas. Com muitos riscos, seja de acidentes ou de roubos do bem, é indispensável proteger as motos tão bem quanto possível. Se trata de uma chance de evitar prejuízos maiores à toa.