Existe uma dúvida muito pertinente na hora de comprar um carro, o que é melhor? Um financiamento de veículos ou um consórcio de veículos? Como decidir?
Embora o financiamento seja muito mais popular, a verdade é que financiar o carro 100%, sejam usados ou seminovos, exige muitos cuidados. O risco de não conseguir dar conta dos juros ao longo do tempo é real. Sem contar que há sempre uma desvalorização do automóvel.
Financiar um carro é uma boa alternativa para situações específicas
Se você tem um valor considerável para pagar uma boa entrada, é interessante fazer uma cotação online ou mesmo uma simulação de financiamentos de veículos. Dessa forma, vai conseguir saber como serão os juros se a compra for concretizada dessa forma. Em alguns casos, vale a pena se você for começar a financiar com uma boa parcela já paga.
Outro ponto importante é a rapidez em que vai receber o carro novo. Apesar das taxas e juros altos, depois de contratar o financiamento de veículos, já vai poder levar pra casa. Quando se pensa em o que é o financiamento de veículos, é bom ter em mente que se trata de um empréstimo que vai ser pago em longo prazo, e que vai te oferecer um resultado imediato por um custo mais alto.
Para quem consegue fazer um planejamento financeiro, mesmo um financiamento de veículos bom e barato dificilmente será mais compensatório do que um consórcio. O que acontece é que os consórcios não possuem taxas e as contribuições mensais são fixas. Seja fazendo um lance ou esperando ser sorteado, os custos de um carro de consórcio são muito mais fáceis de controlar.
Em resumo, financiar o carro 100% é válido, porém, nem sempre a melhor escolha. Portanto, o financiamento de veículos precisa ser sempre muito bem analisado por suas necessidades imediatas. No caso de desejo de compra ou troca sem pressa, vale mais investir no consórcio.