fbpx

Consórcio de Veículo

Um carro é aquele bem que todo mundo deseja ter, mas que nem sempre consegue comprar sem juros abusivos. O consórcio de veículo é uma opção de investimento financeiro para economizar e conseguir ter o automóvel que tanto deseja.

Contratar consórcio para carros e motos, sejam eles novos, usados ou seminovos, é uma possibilidade que vale a pena por suas taxas mais acessíveis. No geral, se trata de um investimento controlado, em que você terá parcelas controladas previamente.

O consórcio de veículo ajuda a controlar as parcelas de pagamento

Como funciona o consórcio de veículo?

Se você nunca comprou nada em consórcio, ou apenas não sabe direito o que é consórcio de veículo, pode ficar tranquilo. O funcionamento é bastante simples. E as vantagens para veículos tendem a ser compensatórias.

De forma simplificada, o que acontece é que você adquire uma cota e se torna parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. Ou seja, comprar um veículo. Você começa então a pagar parcelas com valores fixos, por um prazo determinado. Até o final desse prazo, você será contemplado com a sua cota, na forma de uma carta de crédito.

Na prática, isso significa que, em algum momento, vai receber o valor total do veículo, e comprar o carro da sua escolha.

Por que optar por um consórcio de veículo?

Um equívoco muito comum é considerar que apenas carros 0km podem ser contemplados por consórcio de veículo. Na verdade, em administradoras como a Yamaha, Gazin e Racon, por exemplo, isso está longe de ser real.

Na verdade, dentro dessa modalidade podem entrar veículos com até 10 anos de uso. Ou seja, você pode ir pagando gradativamente por um carro de boas condições, sem precisar de valores ou juros absurdos.

Na dúvida sobre qual consórcio de veículo vale a pena, não hesite em pedir uma simulação do consórcio. Assim, você consegue entender exatamente quanto vai ter que pegar e planejar as parcelas segundo o seu rendimento.

Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas através dos campos abaixo ou envie-nos uma mensagem.
  • Quero comprar um caminhão novo ou usado, pode?
    Sim! E o diferencial da Gazin é que pode comprar os usados com até 15 anos de utilização (Ex. Contemplou em 2025, usado até 2010). Na Porto Seguro Consórcios, é possível contratar cartas de consórcio com valores mais elevados e taxas atrativas, mas pela regra da administradora só pode comprar usados até 6 anos. Por isso, é bom você ser auxiliado por alguém que tenha experiência com mais de 1 administradora de consórcio e que entenda as diferenças entre cada uma delas.
  • Quero dar um lance pra ser contemplado logo, quais são minha chances?
    As chances de contemplação por lance precisam ser analisadas antes da contratação da carta de crédito ou cota de consórcio, se você tiver pressa. Desta forma você pode participar de um grupo que está em andamento. Ou seja, as outras pessoas do grupo já estão pagando suas mensalidades e o grupo possui mais capital para compra dos bens. Os corretores da Grow saberão verificar qual é a % ideal de lance para ser contemplado com base nos meses anteriores dentro daquele grupo específico. Ah, e temos alguns grupos onde é possível usar até 15% da sua carta de crédito como lance. Então, com 20 a 30% do valor da carta de crédito em recursos próprio e se utilizando do lance embutido, é possível chegar na faixa ideal para contemplação: 35 a 45% de lance total, que garante a contemplação nos primeiros meses. Curioso que é a mesma porcentagem que um banco exige para financiar um veículo com taxas de juros altos.

Fale conosco