Um carro é aquele bem que todo mundo deseja ter, mas que nem sempre consegue comprar sem juros abusivos. O consórcio de veículo é uma opção de investimento financeiro para economizar e conseguir ter o automóvel que tanto deseja.
Contratar consórcio para carros e motos, sejam eles novos, usados ou seminovos, é uma possibilidade que vale a pena por suas taxas mais acessíveis. No geral, se trata de um investimento controlado, em que você terá parcelas controladas previamente.
O consórcio de veículo ajuda a controlar as parcelas de pagamento
Se você nunca comprou nada em consórcio, ou apenas não sabe direito o que é consórcio de veículo, pode ficar tranquilo. O funcionamento é bastante simples. E as vantagens para veículos tendem a ser compensatórias.
De forma simplificada, o que acontece é que você adquire uma cota e se torna parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. Ou seja, comprar um veículo. Você começa então a pagar parcelas com valores fixos, por um prazo determinado. Até o final desse prazo, você será contemplado com a sua cota, na forma de uma carta de crédito.
Na prática, isso significa que, em algum momento, vai receber o valor total do veículo, e comprar o carro da sua escolha.
Um equívoco muito comum é considerar que apenas carros 0km podem ser contemplados por consórcio de veículo. Na verdade, em administradoras como a Yamaha, Gazin e Racon, por exemplo, isso está longe de ser real.
Na verdade, dentro dessa modalidade podem entrar veículos com até 10 anos de uso. Ou seja, você pode ir pagando gradativamente por um carro de boas condições, sem precisar de valores ou juros absurdos.
Na dúvida sobre qual consórcio de veículo vale a pena, não hesite em pedir uma simulação do consórcio. Assim, você consegue entender exatamente quanto vai ter que pegar e planejar as parcelas segundo o seu rendimento.