Saber como avaliar o desempenho da equipe é indispensável para qualquer empresa. Você consegue aplicar no seu negócio?
Tem um ditado que diz que toda equipe é tão eficiente quanto seu líder. Dessa forma, ao compreender os pontos positivos e negativos de quem trabalha com você, é possível também ajustar as suas fraquezas e forças.
Se você não tem certeza se sabe exatamente como fazer, não tem problema. Confira os passos mais importantes a seguir!
Antes de qualquer coisa, é importante compreender o que é uma avaliação de desempenho dos funcionários. Não se trata apenas de avaliar seu rendimento direto, por exemplo. Há pessoas que ficam 12h na frente do computador para realizar uma tarefa. Já outras passam 2 horas para realizar outra demanda. E isso precisa ser levado em consideração.
Para saber como avaliar a produtividade das pessoas na empresa, é essencial entender seu papel dentro do ambiente profissional.
Existem passos que ajudam muito neste processo, confira!
O primeiro passo da avaliação de desempenho é estabelecer o tipo de avaliação que deseja fazer. Existem diferentes metodologias que podem ser utilizadas. Você precisa primeiro considerar o seu tipo de negócio para conseguir entender qual atende a sua intenção.
A autoavaliação, por exemplo, costuma ser mais eficiente do que parece. As pessoas tendem a ser mais críticas sob si mesmas do que se imagina. Outra escala muito utilizada é a avaliação diária de horas trabalhadas e cumprimento de metas.
Quando você inicia o processo de avaliação de desempenho da equipe, não pode ser à toa. É indispensável estabelecer um objetivo claro. Você pensa que os resultados não estão bons? Está pensando em expandir o número de colaboradores? O que tem em mente?
Uma avaliação vazia talvez não seja eficiente para gerar direcionamento. Dessa forma, olhe o todo, mas considere sempre porque você está fazendo essa observação. Será uma forma de garantir mais resultados concretos.
Pense me como era na escola. Você fazia provas regularmente, não é? Apesar de ser uma forma questionada de avaliação, essas provas ocorriam com alguma frequência. E há uma lógica por trás dessas avaliações mais constantes.
O rendimento de um colaborador hoje pode ser muito diferente do que de 3 meses atrás. Talvez a motivação tenha aumentado, talvez tenha reduzido. É tudo questão de compreender melhor qual a janela de tempo mais adequada para perceber mudanças e isso depende da regularidade.
Se você ainda não consegue compreender completamente o desempenho da equipe, não hesite em testar métodos diferentes. Não é raro que uma metodologia não consiga responder aquilo que você precisa. Não fique parado esperando que isso mude.
Depois de fazer uma primeira avaliação insatisfatória, teste uma segunda. Se ainda não entregar o que precisa, teste uma terceira. E assim por diante até que estabeleça uma rotina avaliativa que faça diferença na sua empresa.
Não confie apenas no seu olhar. Um bom líder ou gestor não precisa fazer a avaliação de desempenho dos funcionários sozinho. Aprender a ouvir é uma das formas mais eficazes de conseguir acelerar os resultados dentro de uma empresa.
E isso significa pedir feedback de áreas mais variadas, de falar com quem nem sempre está ao seu lado. Pessoas que estão na linha de execução talvez tenham uma opinião diferente de quem faz parte do estratégico. Escutar vai te dar mais clareza.
Sabe aquele setor que parou de vender do nada? Ou aquele colaborador cujo rendimento diminuiu? Antes de cobrar desempenho, tenha empatia pela justificativa. A avaliação de desempenho precisa considerar essas minúcias.
Apesar desses tipo de avaliação ser técnico, há sempre que se considerar que se tratam de pessoas. Portanto, existem falhas e nuances que precisam ser olhadas de forma humanizada. Não automatize todo o processo se achar que está perdendo informações importantes.
Depois de compreender toda a produtividade das pessoas na empresa, o que você faz? Não pode ser apenas um relatório para guardar na gaveta. Junto com esses dados, considere qual é a intenção a partir de agora. Avaliou e vai melhorar como? O que vai mudar?
Não é incomum ficar apenas remoendo respostas e demorar a colocar planos em prática. Evite essa janela de tempo para não perder o timing das respostas. Com a avaliação em mãos, trace objetivos que sejam claros tanto para empresa quanto para o colaborador.
Quando você entende como está a sua empresa de dentro pra fora, todo processo fica mais fácil. Tendo um processo de avaliação de desempenho claro e conciso, com certeza terá mais resultados para o seu negócio.
Mas e então, você mantém algum tipo de avaliação como essa? Ou prefere entender o comportamento da empresa de outra forma? Conta aqui na caixa de comentários!