Ninguém nega a praticidade e necessidade de ter um carro para família ou empresa. Mas, será que vale mais a pena alugar ou comprar um veículo?
Na verdade, a locação de automóveis ainda parece pouco utilizada no Brasil. Entretanto, há situações em que pode ser uma opção viável.
E é sobre qual realmente é mais válido que vamos falar hoje. Confira a seguir!
Antes de qualquer coisa, é importante separar a locação de carros em duas categorias. A primeira é a particular. Nesse caso, os benefícios de locação de veículos estão principalmente em situações especiais.
Contratar um carro mais confortável para viajar, por exemplo, é uma vantagem comum. Além disso, compensa especialmente no caso de automóveis mais econômicos, por exemplo.
Já o segundo grupo consiste na na locação para frota de veículos. Terceirização costuma ser mais popular e possui vantagens mais claras.
Nesse caso, a empresa contrata um número pré-determinado de veículos. Por meio de um contrato, esses carros são utilizados por sócios e empresários normalmente, em troca de uma mensalidade ou valor pré-determinado.
Os benefícios costumam envolver a redução nos níveis de parada, por exemplo. Isso porque a manutenção é por conta da proprietária e há substituição imediata no caso de necessidade de conserto. Também há menor perda por depreciação.
Se a empresa possui veículos próprios, possivelmente vai ter que fazer trocas periódicas para manter-se com os carros e caminhões mais novos e eficientes. Na locação, esse tipo de troca é facilitada.
Também vale considerar que os custos mensais são mais fácil de prever com locação. Você não vai precisar gastar com conserto ou outros detalhes do tipo. Tudo está incluído no contrato.
Embora a previsibilidade seja interessante, alugar ou comprar um veículo possui mais itens a considerar.
No caso da compra, é importante considerar primeiro que você vai pagar por algo que vai ficar como bem da empresa. Ou da família.
É possível trabalhar com o conceito de leasing, entretanto é no financiamento e no consórcio que estão muitas das vantagens da aquisição.
Quando não há capital suficiente, a compra não precisa ser adiada. É possível recorrer a financiamentos para renovar a frota. Ou mesmo para adquirir apenas um novo automóvel.
Nessa modalidade, é preciso passar por um processo de aprovação de crédito. Entretanto, há diferentes categorias onde você pode se encaixar. É o meio mais popular de compra de veículo no Brasil.
Para caminhões, há modalidades específicas como FINAME, que envolve subsídios e taxas diferenciadas para frotas.
No consórcio de veículos, os benefícios estão principalmente nas taxas. É possível planejar uma mensalidade também que seja acessível e dentro das expectativas.
Vale considerar aqui também o fato de ter menos burocracia. Não há necessidade de aprovação de crédito, por exemplo. Todo processo depende da sua escolha de plano. O ideal é sempre conversar com um corretor para fazer a escolha, mas tende a compensar.
Também vale mencionar que é uma opção especialmente válida como planejamento. Como há sorteio de contemplação, os veículos podem ser entregues apenas em longo prazo.
Depois de entender melhor os benefícios de cada opção, é hora de fazer a escolha. Entre alugar ou comprar um veículo, o que é mais válido na prática?
Para tomar essa decisão, sempre é importante considerar alguns critérios. Confira os mais importantes!
Tanto para empresa quanto para carro particular, comece colocando os gastos na ponta do lápis. Um carro zero perde cerca de 15% de seu valor ao deixar a concessionária. Isso significa que a locação pode ser uma forma de combater a desvalorização.
Por outro lado, o veículo locado nunca será seu. Se o valor pago mensalmente pela locação for equivalente a de um financiamento ou consórcio, há que se pesar o que é mais interessante para as suas finanças.
Se você alugar um veículo, não vai precisar se preocupar com manutenção. Entretanto, se contratar um seguro de veículo de qualidade, isso já estará incluso na apólice.Dessa forma, é possível ter os benefícios de outra forma que não com a locação.
No caso de a compra ser mais válida, pense se você realmente precisa de dois veículos em casa, por exemplo. Não seria interessante ter apenas um e locar o outro apenas quando há necessidade de circular?
Você já calculou quais são os custos anuais de um veículo? Você já aprendeu um pouco sobre quais são os prós e contras de aluguel, mas é preciso ter uma noção real. A sua empresa consegue cumprir todas as demandas tendo apenas veículos locados?
A sua família precisa mesmo de carros zero nesse momento? Ou você pode fazer um consórcio e comprar outro novo daqui alguns meses? O que é realmente importante para ter resultados reais no seu negócio ou vida particular?
É verdade que a compra costuma ser mais presente no seu subconsciente. Entretanto, é importante avaliar de verdade as possibilidades. Vale inclusive conversar com um corretor para entender quais são os benefícios de ter um seguro que ajude na manutenção, por exemplo. Assim você consegue neutralizar um custo variável. Esse tipo de decisão inteligente faz muita diferença para economizar e ter a melhor logística.
Para encerrar, vale reforçar que alugar ou comprar um veículo é uma decisão que envolve diferentes aspectos. Esqueça o que é mais comum e pense principalmente na sua realidade e orçamento. Só assim terá condições de resolver.
E se você tem uma frota de caminhões, aproveite para ler nosso artigo sobre o que compensa mais Financiamento ou Consórcio. Você vai ficar ainda mais confiante sobre suas decisões!