A administração estratégica é um processo fundamental para alcançar os objetivos da organização. Investir em capital humano é o ponto de partida, sabia?
Para isto, o processo deve envolver inclusive o setor de Recursos Humanos. Uma empresa é feita por pessoas, sendo assim ter as pessoas certas para cada função não é apenas questão de otimização mas também de estratégia.
E se você não sabe o que isso significa, não se preocupe. Confira a seguir!
Para a administração estratégica funcionar, os funcionários e sua motivação são parte das metas. A retenção e atração de talentos é um desafio, pois não se baseia apenas no setor de Recursos Humanos. O marketing também faz parte dessa estratégia, é através dele que a empresa transmite sua cultura para possíveis candidatos.
Sendo assim, as empresas que desejam possuir uma equipe qualificada, deve investir na cultura da empresa. Isto é, criar um ambiente que os funcionários possam:
Estudando as teorias de motivação, é possível entender que muitas vezes devido a cultura da empresa, pode-se perder funcionários de grande importância para a empresa. A empresa apresenta processos engessados e não busca sua melhoria. Este é um fator importante para a motivação de colaboradores.
Em funcionários motivados, o desafio diário, o reconhecimento do trabalho e novas ideias é extremamente necessário para melhoria do ambiente de trabalho.
A Teoria Comportamental estuda o comportamento humano e comportamento organizacional e como um influencia no outro. É estudado então a motivação humana através da teoria criada por Maslow, onde ele analisa a hierarquia de necessidades humanas. Que são em ordem de prioridade: fisiológica, segurança, social, estima e auto realização.
Quando pensamos em investimento em capital humanos, estamos investindo na necessidade de estima do colaborador. É perceptível a grande importância da teoria das relações humanas para administração, uma vez que antes desta, apenas estudava-se a organização sem notar como os trabalhadores influenciavam na produção da empresa. Estudando então a importância de entender esse fator, revolucionou as teorias seguintes a estudar mais a fundo como a motivação tem importância para a empresa.
Os trabalhadores são também parte do capital intelectual da empresa, então dar boas condições de trabalho e salário o motivam a ser mais ligados a empresa.
Essas análises e mudanças devem incluir os funcionários para que estes se sintam motivados, e entendam que são importantes, necessários e responsáveis para as mudanças na empresa.
Pensando em meios para organizar o setor de Recursos Humanos da empresa, deve-se investir em capacitação e treinamento dos profissionais constantemente, com a finalidade de manter atualizado seus conhecimentos de acordo com as mudanças analisadas. Investindo no capital humano da organização a empresa, está investindo em gerar uma equipe motivada e capacitada.
A equipe de Gestão de Pessoas tem um grande desafio que é satisfazer e manter os colaboradores motivados, pois essa motivação se reverte em ganhos positivos no desempenho das empresas. A Tarefa do setor de Recurso Humanos é maximizar resultados através delas.
Endomarketing (marketing interno) é a forma que a empresa engaja e conquista o público interno da organização, seus funcionários. Os principais objetivos do endomarketing são:
Isto é, aqueles funcionários que “vestem a camisa da empresa”.
Através da teorias de motivação, as empresas entenderam que benefícios financeiros, apesar de importantes, não são os principais para manter os funcionários motivados, por isso a necessidade de investir em ambientes de trabalho harmônicos e respeitoso, e que ainda são desafiadores para que os funcionários não se sintam estagnados. Sendo assim, o investimento em capital humano é uma fonte de gerar receita para a empresa.
Apesar de muitas empresas entenderem a importância do endomarketing, ainda restam muitas dúvidas sobre como fazê-lo. A empresa pode investir em palestra e eventos motivacionais, investir em integrações de setores, pesquisa de satisfação dos funcionários, estabelecimento de um plano de carreira, assim como treinamentos, bonificações e prêmios de acordo com o resultado alcançado.
Entretanto muitas empresas acreditam que apenas essas ações periódicas são responsáveis pela motivação dos funcionários. É necessário que as empresas invistam também em uma cultura interna com foco em motivação e resultados.
Podemos citar, empresas como a Stone, RedBull, Toyota, que possuem funcionários extremamente motivados e que são os verdadeiros embaixadores da empresa. Eles disseminam a cultura e os valores para além do horário de trabalho.
Através desses exemplos, podemos notar que empresas que investem em endomarketing estão propensas a alcançar resultados positivos. Elas possuem funcionários que não estão desesperados para conseguir um novo emprego, mas que possuem vontade de permanecer e crescer na empresa, e por isso querem alcançar os melhores resultados, não possuem medo de trabalhar e se esforçar.
Cada dia mais, as empresas competem por candidatos capacitados e motivados, por isso a permanência de talentos é de suma importância.
Então, os principais motivos para investir em Capital Humano:
Em resumo, a gestão de recursos humanos portanto, deve investir em capital humano com a finalidade de crescer junto a equipe. Isto é, gerar conhecimento e capacitação para os colaboradores, gerando motivação e conecão com a empresa. Esse tipo de medida, beneficia a cultura organizacional, em que os funcionários se sentem valorizados.
E então, os seus colaboradores estão felizes na sua empresa? Fale nos comentários sobre as ações que estão sendo tomadas na empresa!