fbpx

Consórcio de Frota

O crescimento de uma empresa passa diretamente por seus investimentos. No entanto, nem sempre é possível abrir mão do capital de giro para conseguir investir. O consórcio de frota está no topo de lista de aliados desse processo.

Considere, por exemplo, a necessidade de adquirir novos caminhões para o seu negócio. Comprar à vista talvez zere seu caixa. Já um financiamento provavelmente vai acarretar muitos juros e uma dívida mais volátil. É quando entram os benefícios de consórcios de frota.

O consórcio de frota é uma forma de expandir o seu negócio

O que é consórcio de frota?

De forma simplificada, um consórcio é como um investimento programado. Por meio de um planejamento financeiro e estrutural, você define o que precisa comprar e quanto pagar mensalmente por esse bem. O consórcio de frota feito por empresas representa um meio estratégico de crescimento de longo prazo.

Na prática, você pode escolher um valor e simular o consórcio frota de acordo com o que consegue pagar por mês, por exemplo. Inclusive para quem sonha em abrir um negócio, se trata de um grande aliado. Imagine, em algum tempo, ter carros ou caminhões novos, com gastos controlados e juros menores que em financiamentos convencionais?

Por que os consórcios de frota representam uma boa estratégia de crescimento?

Contratar consórcio para frota representa uma oportunidade de comprar caminhões, carros e/ou motos com menos risco. O consórcio para pessoas jurídicas permite que uma transportadora, por exemplo, consiga renovar seus veículos sem comprometer o orçamento por inteiro. Gradativamente, os autos serão trocados gradativamente, alavancando os serviços e com uma dívida sob controle.

Embora o consórcio de frotas não seja tão popular quanto poderia, deveria fazer parte do planejamento de muitas empresas. A compra programada permite uma expansão que favorece a saúde financeira. Se você está procurando um jeito de levar sua empresa para outro nível, essa é uma oportunidade que vale a pena ser considerada!

Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas através dos campos abaixo ou envie-nos uma mensagem.
  • Já fiz consórcios no passado, mas só para carro. Como funciona, na prática, usar o consórcio pra adquirir mais de 1 veículo?
    Os consórcios contemplados podem ser utilizados pra compra de mais de 1 bem móvel. No caso, você negociará o valor à vista da compra da expansão da frota, e pagará através do consórcio. Você aproveita melhor condição de pagamento (a vista) com parcelamento sem juros, apenas a taxa fixa da administradora de consórcio. Essa taxa fica abaixo de 2% ao ano, mas é importante verificar seguros embutidos no consórcio. É possível reduzir o valor da mensalidade do consórcio retirando o seguro prestamista que é a cobertura que quitará o consórcio o deixará para os seus herdeiros nomeados ou legais.
  • Quais tipos de lances existem?
    Existem 2 tipos de lances: O lance Fixo e o Lance Livre. Pelo lance fixo, que é definido pela administradora contratada, o valor geralmente é próximo de 15%. Nesta modalidade, você será sorteado dentre as pessoas que também querem ser contempladas pelo lance fixo. Você será avisado se foi contemplado ou não, e só pagará o lance se for contemplado. Já através do lance Livre, os maiores lances ofertados são contemplados. Você também só pagará a antecipação do seu consórcio em caso de contemplação. A dica é sempre pagar um consórcio com taxas atrativas, e dar o lance quando a necessidade de expansão for mais iminente. Para a linha de consórcios para empresas, as taxas variam de 1,2% a 1,9% ao ano. É possível contratar mais de uma carta e utilizar ambas em um compra grandes. Os prazos de pagamento variam de acordo com o grupo escolhido, entre 80 e 200 meses.
  • Tenho necessidade de expansão imediata e pelo consórcio isso não se tornará uma realidade tão cedo, estou certo?
    Verdade, pelo consórcio pode demorar. Se você apenas pagar as parcelas mensais, precisará esperar pela contemplação através do sorteio que ocorre 1x ao mês junto à assembleia mensal. Mas caso tenha recursos próprios para antecipar o pagamento do consórcio, você consegue ser contemplado através de um lance!
  • Contemplei uma carta na sorte mas não preciso usar já, o que fazer?
    As cartas contempladas são um ativo para a empresa, e têm rendimento de 100% do CDI, por determinação do Banco Central. Desta forma, você tem rendimento e pode usar sua carta contemplada para expandir a frota da sua empresa. Ela será uma carta na manga para quando você sentir a necessidade de expandir ou renovar sua frota!

Fale conosco