Diminuir as despesas do negócio faz parte de qualquer gestão bem sucedida. É importante otimizar o orçamento, você sabe como fazer?
Embora existam custos fixos em uma empresa, há outros que são dispensáveis. Ou que podem demandar menos custo, se houver um melhor planejamento.
Se você não sabe exatamente onde é possível reduzir seus gastos de forma inteligente, não se preocupe. Confira as informações a seguir!
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que diminuir despesas não é necessariamente economizar. O que acontece é que você não precisa cortar itens que são essenciais. Ou seja, a ideia aqui não é controlar o uso de café dentro da empresa.
Na verdade, esse é um erro comum. Diminuir custos é pensar de forma inteligente e transformar sua rotina. E nunca pode prejudicar a equipe apenas como corte injustificado.
Veja as 8 dicas de como fazer isso!
O ponto de partida é entender exatamente quais são os gastos da empresa. E isso significa colocar tudo em uma planilha, por exemplo. Contabilize absolutamente tudo que é pago para o funcionamento do seu negócio.
Mesmo que você tenha uma noção boa dos custos, será que entende 100% das despesas? Não está deixando nada de fora? Pode parecer básico demais, mas é a partir do báscio que você consegue fazer mudanças concretas.
Na prática, você pode começar olhando todo papel que você utiliza na empresa. Mais uma vez, a impressão é de que se trata de algo banal. Entretanto, impressões, cópias e documentos podem facilmente se tornar um ralo de dinheiro.
Com a digitalização de planilhas e arquivos, você consegue reduzir o uso de papel de forma drástica se ainda não o fez. Com a utilização de ferramentas como Google Docs, Trello, entre outros, sua comunicação pode se tornar 100% digital.
Em tempos de pandemia, muitas empresas voltaram a utilizar copos descartáveis. E mesmo toalhas de papel. Mais uma vez, você está diante de um gasto que pode ser contido e facilmente substituído dentro do ambiente de trabalho.
Considere, por exemplo, incentivar os colaboradores a trazerem suas canecas de casa. Além de acabar com os custos dos descartáveis, vai contribuir para o meio ambiente e ainda proporcionar mais segurança para a equipe, sem contar o senso de coletividade.
Quando automatizar não for possível, ao menos otimize. Essa é a regra de ouro de qualquer negócio bem sucedido. Mas o que isso quer dizer? Que você precisa de uma estrutura que funcione de forma quase autogerenciável.
Imagine, por exemplo, que você possui uma frota que faz entregas. Em vez de fazer com que retorne à sede 5 vezes ao dia, tente otimizar o processo para que a visita aconteça apenas 3 vezes. Só em gasolina você já terá um custo menor.
Quando você olha para a conta de energia da empresa, acredita que está pagando o valor correto? Acha que tem algum tipo de desperdício nessa conta? Como, por exemplo, computadores ou maquinários que ficam ligados durante à noite?
Ou mesmo, aparelhos que ficam em standby? Quando se fala em diminuir as despesas, a ideia não é deixar os funcionários trabalhando no escuro. Na verdade, a ideia aqui é perceber onde há falhas como essa e consertar de forma eficiente.
A burocracia de um negócio passa diretamente pelo número de contratações e demissões. Tudo bem que existem dispensas inevitáveis. E aumentar a equipe é sempre um bom sinal. Mas será que é isso que está acontecendo?
Demissões e contratações constantes nem sempre fazem bem para o caixa da empresa. É importante avaliar a taxa de retenção de talentos, por exemplo. Se trata de uma forma de perceber se não estão errando no processo e gastando demais por esse motivo.
Você tem certeza de que sua empresa está no regime tributário correto? Costuma verificar e atualizar a situação com alguma frequência? Claro que não se trata de algo a se mudar o tempo todo, mas você não pode deixar de lado.
Muitas vezes, a sua empresa cresce ou muda de perfil e você acaba gastando mais do que deveria. É importante reavaliar sua estrutura como um todo com um certa regularidade. Dessa forma, vai evitar escapes desnecessários de dinheiro.
Esse é um verdadeiro dreno quando feito da forma incorreta. O estoque precisa ser planejado para que os produtos fiquem parados pelo menor período possível. E isso vale tanto para venda quanto para uso interno.
A não ser que você tenha um desconto muito grande, não há porque comprar o triplo de material do que o necessário para o ano, por exemplo. E se for estoque para comercialização, fique atento às demandas reais e não apenas às metas.
Como você pode perceber, existem muitos pontos a considerar dentro da sua empresa. Dá para diminuir as despesas de forma simples e sem cortar necessidades. Além disso, é muito mais interessante corrigir erros do que tirar benefícios ou confortos importantes para sua equipe. A motivação precisa ser prioridade.
Mas e então, reconheceu alguma falha na sua empresa? Está pensando em mudar ou reduzir algum desses itens? Aproveite para compartilhar esse artigo com a sua equipe e discutir o que pode ser aplicado agora mesmo!