Como Conseguir Crédito Para Comprar Um Imóvel?

A casa própria ainda é uma importante meta para a maioria das pessoas. No entanto, muita gente não sabe como conseguir crédito para comprar um imóvel. É o seu caso?

Apesar de ter se tornado mais acessível, o acesso ao crédito ainda possui alguns passos importantes. Sabendo como começar o processo e o que fazer, fica um pouco mais fácil.

Para te ajudar a entender como funciona, confira as informações a seguir. Boa leitura!

Entenda Como Funciona o Crédito Para Comprar Imóvel

Existem diferentes formas de conseguir crédito para comprar imóvel. O primeiro passo consiste em entender a sua situação financeira atual. O que acontece é que os financiamentos sempre vão avaliar suas condições antes de conceder algum valor. 

Em geral, o crédito se divide em opções como:

  • Financiamento imobiliário: são créditos que normalmente os bancos dão autonomia para que o cliente ou consumidor consiga um benefício na compra de um imóvel tais como uma aquisição da casa própria, ou, por exemplo, um apartamento. 
  • Programas de habitação: São pequenas oportunidades de negócio que qualquer pessoa considerada carente pode adquirir, devido aos preços serem menos competitivos que os demais concorrentes. O mais conhecido em nosso Brasil no  atual momento é o Minha Casa, Minha Vida. 
  • Consórcio: Neste processo, um conjunto de pessoas, empresas, governos entre outros que tem como um objetivo comum, seja pela aquisição de um imóvel, móveis ou algum serviço ofertado. Muitas vezes, um consórcio pode ser mais vantajoso do que as outras opções que estão no mercado atual. Portanto, precisa ter muito cuidado.

A sua decisão precisa passar pelo entendimento destas opções. Lembrando que sempre vale a pena ter ajuda especializada.

Saiba Como Conseguir Crédito Para Sua Compra

Uma notícia boa é que com esses processos que são adotados na compra de qualquer imóvel, os bancos em sua maioria dão prazo de 35 anos para conseguir pagar a dívida adquirida. No entanto, lembre-se só faça isso se tiver razão e meios como pagar. Evite assumir problemas se em dado momento não tiver a mínima condição de conseguir de se manter.

O primeiro passo consiste em verificar a sua renda, visto que, o seu limite nunca pode ficar maior do que poderá pedir de empréstimo. No entanto, quais motivos lhe afetam? Bem simples, quanto maior for o seu limite, mais tempo terá que ficar “amarrado” com o banco a desejar.

Os empréstimos dependem de questões burocráticas e avaliações de renda.

Em geral, funcionários públicos, por exemplo, tendem a ter mais facilidade. A regularidade da renda facilita bastante para conseguir um financiamento. Já para a opção de empréstimo, vale considerar as garantias.

Até pouco tempo atrás, a figura do fiador era indispensável. Atualmente, esta pessoa ainda pode ser necessária, porém, o processo não depende mais dela. Para financiamentos pela Caixa Econômica, há ainda regras importantes a serem seguidas.

Para certos programas da Caixa, a casa precisa ser nova. Ou seja, se você encontrar um local usado, talvez não consiga crédito para comprar um imóvel apenas por não ser recém construído. Além disso, as dimensões e regras da casa também entram como critérios. Construções com irregularidades nunca terão financiamento aprovado mesmo que você tenha renda comprovada.

É por isso que os consórcios são uma forma mais atraente para muitas pessoas.

Veja Quando Optar Pelo Consórcio Para Imóveis

Já verificou o seu FGTS  hoje? Se tiver algum dinheiro, pode ter certeza que é uma das maneiras mais fáceis de optar pelo consórcio de imóveis.

O primeiro grande passo é justamente olhar o prazo para poder pagar o empréstimo que conseguiu e realizar com primor esses investimentos a longo período. Portanto, com o saldo que obter através deste fundo conseguirá amortizar a dívida que adquiriu para conseguir ficar mais próximo do grande sonho.

Para adquirir este benefício, alguma das regras precisam ser cumpridas como:

  • 3 anos de contribuição para o FGTS, além do beneficiário,
  • estar em nome para as respostas e demais imbróglios que são necessários ao longo do período relatado.

Por fim, e não mais importante que os demais, é preciso que o interessado deverá residir no mesmo local desde o início desta solicitação.

Portanto, pode ser uma tarefa de risco a médio e longo prazo. É preciso fazer com bastante cautela para que não fique prejudicado e analisar se será efetivo o processo escolhido para a aquisição do imóvel.

As variantes da inflação também entram na conta. Isto porque ora pode estar um pouco mais caro, ora será menor o valor. Portanto, deve-se ter uma persuasão para as nuances que podem ocorrer no caminho.

Confira Quem Pode Te Ajudar a Conseguir Crédito Para Comprar Imóvel

Um dos processos mais difíceis para conseguir definir qual é o melhor caminho a ser colocado é justamente essas escolhas.Por isso, deve sempre pautar por especialistas na área e as reais necessidades que cada pessoa busca.

Por isso,  com cabeça fria deve definir as prioridades, pontos e a própria forma como vê essas situações, com muito controle de suas ações para que as dívidas não virem verdadeiras “bolas de neve”. Portanto, todo cuidado é pouco.

Comece pensando em buscar um corretor de imóveis. Este profissional pode ajudar muito na definição dos seus objetivos reais. Além disso, avalie a necessidade de um corretor de seguros e consórcios. E sim, ele pode te ajudar mais do que você imagina.

O que acontece é que há situações em que o consórcio é uma opção muito mais válida e você não percebe. Este olhar especializado vai ajudar a garantir a melhor opção. Por mais que você saiba exatamente qual imóvel deseja, há alternativas que podem ajudar.

Em resumo, para conseguir crédito para comprar um imóvel, tenha paciência e faça pesquisa. Assim você vai ter mais chances de conseguir financiamentos ou encontrar opções mais valiosas.

E se você está pensando em comprar a casa própria, aproveite para entrar em contato com a Grow. Nossa equipe está pronta para te ajudar a tomar a decisão correta na aquisição de imóveis!