As 10 Melhores Linhas de Crédito Para Pequenas Empresas

Seja numa fase difícil ou para expansão, as linhas de crédito para pequenas empresas são indispensáveis. Você sabe quais são as melhores para o seu negócio?

Ter um caixa positivo pode se tornar um desafio especialmente no começo. No entanto, isso não quer dizer que não esteja no caminho certo.

E é sobre a quais linhas recorrer e em que momento usar que você vai aprender mais agora. Confira a seguir!

Entenda Quando Recorrer a Linhas de Crédito Para Pequenas Empresas

As linhas de crédito para pequenas empresas são aliadas de empreendedores em fases difíceis. Durante a pandemia, muitos negócios sofreram um grande impacto em seu faturamento. Como se trata de uma fase, é mais fácil entender quando vale a pena pedir o crédito.

Agora, você sabe exatamente o que considerar na hora de tomar essa decisão?

Em geral, existem algumas dicas importantes que ajudam nesse direcionamento.

Veja Alguns Exemplos de Porque Recorrer às Linhas de Crédito Para Pequenas Empresas

  • parada: sua empresa não pode parar. Se as operações estão correndo risco por causa do desfalque no caixa, esse aporte financeiro vai fazer bastante diferença. Será uma forma de continuar funcionando até recuperar o orçamento;
  • contas: alguns negócios sofrem por não conseguir colocar os pagamentos em dia. Assim, vivem de boleto em boleto, sem respiro. As linhas de crédito ajudam a colocar as contas em dia e concentrar as dívidas em um único compromisso;
  • ampliação: o crescimento controlado e planejado também é um bom motivo para acessar linhas de crédito. Embora seja possível fazer uso também de consórcios ou outras alternativas, é uma forma de acelerar as obras.

Também vale considerar o súbito crescimento de insumos. Até mesmo uma empresa bem organizada talvez não consiga prever e repassar altas. As linhas de crédito serão uma forma de transição de preços e ajustes. 

Saiba Quais São as Melhores Linhas de Crédito Para Pequenas Empresas

Depois de estabelecer que você deve aproveitar as linhas de crédito para pequenas empresas, é hora de escolher a melhor. A maioria conta com uma base de aprovação parecida. Mesmo assim, é importante avaliar qual se relaciona melhor ao seu objetivo.

Para essa lista, foram levadas em consideração as opções publicadas pela Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae no ano de 2020, já com pandemia. Portanto, há alternativas também para quem está com dificuldade por causa do isolamento.

Confira as opções: 

1 – Prorrogação Especial Covid-19 do Banco do Brasil

Age como uma prorrogação especial do vencimento de parcelas do BB Giro Digital, BB Giro Empresa e BB Financiamento. É destinada a clientes do banco que não estão inadimplentes mas sabem que não vão conseguir cumprir os débitos futuros;

2- BB Giro Digital

É destinada a empresas que possuem faturamento anual de, no máximo, um milhão de reais. Pode ser requerido também para indústrias, comércios, serviços e até mesmo para microempreendedores. O limite de crédito varia de acordo com o perfil do cliente.

3 – Giro Caixa Fácil (Recursos Caixa Econômica)

Com intenção de fornecer capital de giro, atende qualquer categoria de pessoa jurídica. O crédito pode chegar a até 2 milhões, dependendo do perfil do solicitante. O prazo total para quitação é de 60 meses.

4 – Giro Caixa (Recursos do PIS)

Com juros mensais pré-fixados, é uma linha de crédito de capital de giro, sem destinação específica, para clientes Pessoa Jurídica do setor privado. O faturamento pode ser de até R$ 30 milhões.

5 – Capital de Giro Bradesco

No Bradesco, a linha para capital de giro atende empresas e negócios com faturamento até 5 milhões anuais. A taxa de juros começa a partir de 0,94% ao mês e o pagamento é de até 36 meses. O crédito máximo é de 500 mil reais. 

6 – Giro Fácil Bradesco

Para essa categoria, o enfoque é para a compra de insumos e estoque, além de contribuir para o fluxo de caixa. Está disponível também para faturamentos em torno de 5 milhões ao ano. As taxas são de 1,85% ao mês, com alteração de acordo com o prazo.

7 – Antecipação de Recebíveis Sicredi

Nesta linha de crédito oferecida pelo Sicredi, a intenção é antecipar valores que ainda serão recebidos, com comprovação. A opção é restrita aos associados, e pode ter taxas a partir de 1,3% ao mês, variando de acordo com o valor solicitado.

8 – Giro Fácil Sicredi

Com juros de 2% ao mês, essa opção é uma alternativa para faturamento anual de até 16 milhões de reais. O limite de crédito, no entanto, é de até 150 mil reais, com 36 meses para quitação total.

Estes são exemplos que você pode acessar, de acordo com suas presenças bancárias. No entanto, há outras com cunho diferente que também podem ser utilizadas.

9 – Microcrédito

Neste caso, é uma modalidade destinada tanto a pessoas jurídicas quanto a empreendedores como MEIS. O diferencial é que os informais também podem tentar uma dessas linhas de crédito para pequenas empresas. Nessa modalidade, é possível captar até 20 mil reais, com taxas reduzidas.

10 – Financiamento

Assim como um financiamento de carro ou de casa, o financiamento empresarial precisa de um objetivo claro. Se a sua intenção é aumentar o prédio, por exemplo, pode solicitar um valor específico. Em geral, é possível financiar de 80 a 100% do seu objetivo. A concessão do crédito vai variar de acordo com a empresa. 

Veja O Que Fazer Primeiro Após a Concessão de Linhas de Crédito Para Pequenas Empresas

Até mesmo antes de conseguir as melhores linhas de crédito para pequenas empresas, você precisa ter um plano de como pagar. Ainda que seu caixa esteja em baixa, é importante ter um planejamento base.

É só com essa noção de pagamento que você terá condições de utilizar o dinheiro recebido da forma correta. Portanto, não hesite em colocar todas suas despesas e planos no papel antes de utilizar o valor recebido.

Em resumo, as melhores linhas de crédito para pequenas empresas vão tirar um peso das suas costas. Há alternativas em diferentes bancos e instituições. A questão é fazer a escolha de acordo com o seu momento e necessidade. E sempre lembrar de manter uma reserva de emergência quando possível.

Você já precisou utilizar algum desses serviços? Então aproveite para compartilhar esse artigo e dar suas impressões! Pode ser que algum amigo ou parceiro comercial esteja precisando de ajuda.